terça-feira, 29 de março de 2011

Estudante negro é ameaçado no Rio Grande do Sul

Entrevista do estudante de História Helder Santos, baiano que sofreu perseguição racista de brigadianos em Jaguarão - RS. Helder sofreu diversas ameaças da Brigada e teve que deixar a cidade para não morrer. Veja a reportagem do Coletivo Catarse.

 

Para saber mais sobre o assunto:
http://coletivocatarse.blogspot.com/
http://aceveda.com.br/blog/?p=26467
http://contextolivre.blogspot.com/2011/03/depoimento-do-estudante-vitima-de.html

segunda-feira, 28 de março de 2011

ATO PÚBLICO PELA DECLARAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DA ÁREA DA FLASKÔ QUINTA- FEIRA - DIA 31 DE MARÇO DE 2011

ATO PÚBLICO PELA DECLARAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DA ÁREA DA FLASKÔ 
QUINTA- FEIRA - DIA 31 DE MARÇO DE 2011

Concentração às 15hs na FLASKÔ
Sumaré / SP

Nesta quinta-feira (31), às 19h, será um importante dia para os moradores da Vila Operária e os trabalhadores da Flaskô, em Sumaré. A Audiência Pública na Câmara de Vereadores de será mais um passo importante na luta pelo projeto de lei que declara como interesse social a área da Flaskô, envolvendo a Vila Operária e a Fábrica de Esporte e Cultura.

VILA OPERÁRIA
Com mais de seis anos de existência, os moradores da Vila Operária não tem água nas casas, não contam com rede de esgoto, não tem iluminação pública e convivem com as ruas sem asfalto. Mais de 350 famílias lutam pelo direito básico de moradia.

FÁBRICA DE ESPORTE E CULTURA
Inúmeras são as atividades realizadas na Fábrica de Esporte e Cultura, porém queremos que ela se torne um Centro Cultural sob controle de seus coordenadores, educadores e de todos que participam de suas atividades.
A luta é para que se torne um espaço municipal, com mais recursos, sendo um grande centro cultural de Su­maré, cidade que quase não tem atividades culturais e esportivas.

PARTICIPE!
Contamos com todos os companheiros e companheiras nesta quinta-feira (31), a partir das 15hs na Flaskô, de onde seguiremos em um ato público em direção ao Centro, para a Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Sumaré, que começa às 19hs.

Informações:
mobilizacaoflasko@yahoo.com.br
Pedro (11) 9930-6383 ou Carolina (11) 8603-0686
Movimento de Fábricas Ocupadas – Conselho de Fábrica Flaskô www.fabricasocupadas.org.br

domingo, 27 de março de 2011

Atentado contra Ricardo Gama

O advogado e blogueiro Ricardo Gama, que mantém um blog com fortes críticas ao governo do Estado e à Prefeitura do Rio de Janeiro, foi baleado na última quarta-feira em Copacabana, com um tiro no peito e dois na cabeça. Ele permanece internado no Hospital Copa D'Or, estável e já respira sem ajuda de aparelhos. 
A região do bairro de Copacabana em que o blogueiro foi atacado - na Rua Santa Clara - é conhecida por seus baixíssimos índices de violência, indicando que não se trata de um crime comum. Segundo testemunhas, o atirador chamou Ricardo Gama pelo nome antes de atirar. 


Clique AQUI para ver o blog do Ricardo Gama.

sexta-feira, 25 de março de 2011

A Polícia Militar está agora na Moradia Estudantil da Unicamp!

A Polícia Militar está agora na Moradia Estudantil da Unicamp!

A PM está neste momento realizando a desocupação da Administração da moradia estudantil da Unicamp. Este local foi ocupado pelos estudantes há 20 dias. A reivindicação central é o aumento de vagas na Moradia Estudantil de 900 para 3000 pois o número atual é insuficiente para alojar todos os estudantes que necessitam de moradia. 
Os estudantes precisam de apoio e pedem para que o maior número de pessoas possível se dirija para lá. 
 

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ocupação da Moradia da Unicamp - Paradoxos

NOTA DE REPÚDIO À NEGOCIAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E REITORIA DA UNICAMP INTERMEDIADA PELA PM

NOTA DE REPÚDIO À NEGOCIAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E REITORIA DA UNICAMP INTERMEDIADA PELA PM

No dia 17/03/2011, última quinta-feira, a Polícia Militar se dirigiu à Ocupação da Administração da Moradia com a seguinte proposta: que estudantes e Reitoria da Unicamp fizessem uma negociação mediada pela PM. No dia seguinte, dia 18, obtivemos maiores informações sobre como será esta negociação: ela ocorrerá nesta segunda-feira, dia 21, no 8° Batalhão da Polícia Militar de Campinas e tratará tão somente do processo de reintegração de posse da Administração da Moradia, independentemente da presença dos estudantes. Portanto: não há espaço nesta negociação para discussão de nossas pautas.
Vale lembrar que, no dia 03/03/2011, a Administração da Moradia da Unicamp foi ocupada por estudantes com três pautas principais: 1)  aumento de número de vagas na moradia estudantil; 2) reestruturação da administração da Moradia, com ampla participação dos moradores; 3) que a polícia não entre no Campus e na Moradia para dissipar manifestações da comunidade universitária.
Estas reivindicações se fazem prementes dado que, na ocasião da luta pela construção de Moradias Estudantis na Unicamp em 1987, o “Movimento Taba”, o DCE-Unicamp e a Reitoria consideraram a necessidade de um mínimo de 1.500 vagas, correspondente a 10% do total de alunos à época. Hoje, o total de alunos matriculados da Unicamp mais que dobrou (32.772 estudantes, segundo anuário de 2010) e existem menos de 1.000 vagas, configurando superlotação.
Quanto à administração da moradia, suas gestões têm se revelado autoritárias por não respeitar a instância soberana de decisões, o Conselho Deliberativo, resultando problemas colaterais graves: centralização da gestão; prejuízo das  tarefas básicas de manutenção e saneamento; não cumprimento das demandas de convívio previstas no projeto original do PME e reivindicadas pelos moradores, tais como a utilização dos Centros de Vivência para projetos comunitários; a tentativa de expulsão de vários moradores, incluindo famílias com crianças maiores de sete anos, estrangeiros, estudantes “não oficiais” (vale considerar que, aqui, se incluem todos aqueles que foram deferidos, mas não tiveram suas vagas regularizadas) e moradores que os acolhem; além da invasão de privacidade nas rotineiras práticas de vigilância que transformam funcionários em espiões dos moradores, observando e registrando tudo e todos.
 É preciso considerar que essa forma de gestão não é exclusividade do atual coordenador, mas de um modelo de administração executada na distância da realidade vivida. Se uma gestão da moradia não é feita pelos próprios moradores (como todo síndico de prédio), nem mesmo eleita por eles (como orienta os princípios de qualquer governança democrática), é possível deduzir os níveis de autoritarismo, constrangimentos e “imprecisões” administrativas que se podem produzir no governo de um homem só, alheio ao Conselho Deliberativo. Com esse tipo de administração, acionar a PM para “mediar” conflitos apenas se constitui como uma consequência natural.
Desse modo, consideramos que a presença da Polícia Militar na Moradia da Unicamp seja a tentativa mais audaciosa da Reitoria em escapar do problema de fundo: a demanda crescente por vagas, ocultada sistematicamente, como foi possível ler no boletim oficial “Note bem”.
No dia 10/03/2011, procurados pela comissão de negociação do Movimento Novos Tabanos, o pró-reitor de Graduação, Prof. Marcelo Knobel, e o chefe de gabinete do reitor, Prof. José Ranali, se recusaram a negociar as pautas do movimento, alegando não haver problemas de vagas, se comprometendo a entregar uma compilação de documentos que comprovaria esta afirmação até a manhã do dia seguinte, dia 11. Sete dias mais tarde, dia 17/03/2011, o Movimento Novos Tabanos entrou em contato pela quinta vez com a pró-reitoria para cobrar o estudo, mas ele ainda não foi apresentado. Por que será que uma Universidade com excelência em pesquisa não consegue apresentar uma análise como essa? Não seria por falta de profissionais capazes. A conclusão a que chegamos é que, portanto, a realidade concreta não permite que este estudo exista. Da realidade concreta, a Reitoria se limitou a apresentar apenas a ameaça das futuras retaliações aos alunos que participam do movimento.
Diante da proposta de que negociemos, estudantes e Reitoria, no Batalhão Militar, sob intermédio da PM, afirmamos o nosso repúdio, pois este tipo de proposta absurda tem um nome: Ditadura Militar!
Exigimos que a Reitoria trate dos problemas da Universidade, especialmente da permanência estudantil, diretamente com os estudantes!
Queremos negociação das pautas do movimento imediatamente!
Não podemos admitir que as Universidades Estaduais Paulistas continuem tratando o movimento estudantil como caso de polícia!
Movimento Novos Tabanos
Ocupação da Administração da Moradia

terça-feira, 22 de março de 2011

Este lado para cima

Peça de teatro
ESTE LADO PARA CIMA 
da Brava Companhia

na fábrica ocupada Flaskô




Quinta-feira, 24 de março, às 18h

GRATUITO! 


Saída da portaria da fábrica Flaskô
R. Marcos Dutra Pereira, nº 300 - Pq. Bandeirantes
Sumaré -SP

segunda-feira, 21 de março de 2011

SOBRE A OCUPAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA MORADIA DA UNICAMP - MOVIMENTO NOVOS TABANOS‏


Hoje ocorreu uma reunião no 8° Batalhão da PM, da qual o Movimento Novos Tabanos se recusou participar por não considerar que movimento estudantil seja caso de polícia, e nem aceitar que reunião entre reitoria e estudantes seja mediada pela PM, caso típico de ditaduras militares.
Após esta reunião, que ocorreu mesmo sem a presença dos estudantes ou de seu advogado, o oficial de justiça, conjuntamente com um representante dos direitos humanos da OAB, estiveram na ocupação para nos propor que saíssemos de lá pacificamente, MESMO SEM NENHUMA DE NOSSAS PAUTAS TER SIDO NEGOCIADA.
Este comportamento faz parecer que somente o movimento tem escolha, de sair sob a repressão da tropa de choque ou pacificamente, mas a UNICAMP TAMBÉM TEM ESTA ESCOLHA: a reitoria pode aceitar negociar as nossas pautas diretamente conosco, de forma que de lá sairíamos sem ninguém se machucar.

NÃO DESISTIREMOS DE NOSSAS PAUTAS E LUTAREMOS O QUANTO FOR PRECISO POR ELAS!

QUEREMOS NEGOCIAR DIRETAMENTE COM A REITORIA!

NÃO À PM NA MORADIA!

Segundo o oficial de justiça, está tudo certo para que a polícia execute a reintegração de posse amanhã, mais provavelmente pela manhã. É preciso que os que acompanham nossa luta estejam presentes a partir de 5h.

LEMBREM-SE: A UNICAMP TEM A ESCOLHA DE NEGOCIAR DIRETAMENTE CONOSCO NOSSAS PAUTAS, SEM A INTERVENÇÃO DA PM!!!

Movimento Novos Tabanos - Ocupação da Administração da Moradia da Unicamp
21 de março de 2011

http://ocupacaomoradiaunicamp.blogspot.com
namoras.org
E-mails: integramoras@gmail.com, 
ocupacao.moradia@hotmail.com
facebook: Ocupação Moradia Unicamp
Twitter: @amoramoras
Rádio Ocupação: 100.9 FM Livre
Abaixo-assinado: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8366



segunda-feira, 14 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

Movimento Novos Tabanos

Dois vídeos do movimento:

segunda-feira, 7 de março de 2011

Flaskô - Interesse Social

Veja novo vídeo da Fábrica Ocupada Flaskô AQUI

domingo, 6 de março de 2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

OCUPAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA MORADIA DA UNICAMP EM DEFESA DA MORADIA ESTUDANTIL E DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR


Novamente a polícia entrou no campus da Unicamp, mas desta vez em nossas casas. Esta situação faz parte do processo de destruição e privatização da universidade pública brasileira. O elo mais fraco da corrente, os setores que dependem das políticas de permanência estudantil, são os primeiros a sentir para onde caminham as políticas que os governos e reitorias tem para a educação e ensino superior.

Em 2009, a Unicamp avançou no projeto de ampliação da Unicamp com o campus de Limeira, a FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas). Hoje menos de 13% dos jovens brasileiros tem acesso ao ensino superior, a ampliação da universidade é totalmente necessária, porém isso tem sido feito pelos governos sem compromisso nenhum com a qualidade da educação. Esta política de ampliação vem sendo contraditória com as políticas das estaduais paulistas de permanência estudantil como moradia, bolsas e bandejão.

Ano passado estudantes da Universidade de São Paulo, assim como nós, também fizeram uma luta em defesa da moradia ocupando o prédio equivalente ao nosso SAE (Serviço de Auxilio ao Estudante) e hoje o reitor da USP João Grandino Rodas está punindo estes estudantes com a possibilidade de expulsão.

Ainda em 2010, os trabalhadores das estaduais paulistas fizeram uma greve e hoje 10 funcionários de nossa universidade estão sofrendo processo administrativo, assim como vários estudantes sofreram processo de sindicância por conta da defesa de organização de festas no campus.

Com a greve de 2007, conquistamos a garantia, por parte da reitoria, da reforma da moradia com a ampliação do número de vagas, segundo o previsto pelo projeto inicial do PME. Até hoje pouco foi cumprido: a reforma anda a passos lentos e sem a garantia da manutenção das vagas para os alunos dos blocos em obras.

Desde 2009, nosso administrador Viotto busca formas de minimizar os problemas existentes devido à falta de vagas da moradia. Primeiro foi a tentativa de impedir que as mães com filhos maiores de 7 anos entrassem no processo de requerimento de vagas, depois o alvo foram os estudantes africanos e agora através da investida contra os moradores ditos “não-oficiais”. Sem ao menos iniciar o diálogo com o conselho deliberativo da moradia, nosso querido Viotto entrou com um processo na justiça comum contra um estudante da casa H-9 e obteve um mandato de reintegração de posse para expulsar os moradores de sua casa. O fato gerou uma profunda indignação nos moradores, que se negaram a entregar a casa, sendo coagidos a abandonar o local perante a ameaça de enfrentamento da tropa de choque.

Com a entrega da casa H-9 os moradores deliberaram por ocupar a administração da moradia considerando inadmissível a polícia em nossas casas e no campus da Unicamp. Temos vergonha da administração de Luiz Viotto, que aplica políticas repressivas da reitoria e deve deixar o cargo imediatamente. Defendemos que os próprios moradores devem decidir quem deve morar e como gerir a moradia.



Fora Polícia do Campus!

Fora Viotto! Que os estudantes decidam quem vai administrar a moradia!

Vagas na moradia para 10% dos alunos da Unicamp!

Assembléia da ocupação hoje sexta-feira às 17hs




E-mail: ocupacao.moradia@hotmail.com

Rádio Moras: 100.9 FM

Perfil do Facebook: Ocupação Moradia Unicamp
 
 


quinta-feira, 3 de março de 2011

Tropa de Choque na moradia da Unicamp

Abaixo vídeo da polícia entrando na moradia da Unicamp.  Lamentável.
http://ocupacaomoradiaunicamp.blogspot.com/


quarta-feira, 2 de março de 2011

Portal Gaia

O Espaço Cultural Gaia - em Santa Teresa, RJ - foi desocupado. Uma casa abandonada há mais de 20 anos estava sendo ocupada com oficinas de permacultura, artes, filmes, espiritualidade, vida. Mais uma vez o Estado mostrou que está a favor da especulação imobiliária e contra o povo.
Para ler mais sobre o espaço e a desocupação entre no PORTAL GAIA
desenho do Ata na Oficina de Quadrinhos feita na Gaia. Os próximos desenhos da oficina posto em breve.