quarta-feira, 31 de agosto de 2011

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ZINE - O QUE FAZER COM SEU TEMPO LIVRE N. 1

Última página do zine Batata's Life: O que fazer com seu tempo livre - parte 1 que você lê AQUI

sábado, 27 de agosto de 2011

Informe da Ocupação do MST: ouvidor pede adiamento da reintegração de posse


Informe da Ocupação do MST: ouvidor pede adiamento da reintegração de posse
MST - Regional Campinas - 26-08-2011
 fotos de Natasha Mota

Após uma audiência pública realizada nesta tarde em Bauru - SP em que estiveram presentes a coordenação do MST, parlamentares, apoiadores da reforma agrária e representantes do INCRA nacional, o Desembargador Gercino José da Silva Filho, ouvidor agrário nacional e presidente da Comissão Nacional de Combate à violência no campo, emitiu um documento no qual pede ao judiciário que adie a reintegração de posse da área ocupada por 600 famílias há 20 dias no municipio de Americana.
O desembargador também indica a necessidade da área ser investigada pelo INCRA.
O INCRA se comprometeu a fazer uma investigação da situação da área. O MST afirma baseado em um laudo  com mapas emitido pelo professor Ariovaldo Umbelino da USP e outras documentações que esta é uma área pública federal pertencente ao INSS que deveria ser destinada à Reforma Agrária e é utilizada ilegalmente pela Usina Ester para o plantio de cana de açucar.
Esperamos que a polícia e a justiça ajam com cautela, adiando a reintegração e aguardando as investigações que serão feitas pelo INCRA, de forma a evitar qualquer tipo de violência contra as famílias acampadas que não tem para onde ir.
Seguimos na luta!
Viva a Reforma Agrária!

=============================

SECRETARIA REGIONAL CAMPINAS - MST
Correio Eletrônico: campinasmst@gmail.com
Página: www.mst.org.br
REFORMA AGRÁRIA: Por Justiça Social e Soberania Popular!!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ALERTA: Acampamento em Americana sofre nova ameaça de despejo


Acampamento em Americana sofre nova ameaça de despejo

MST - Regional Campinas - 26-08-2011

As 600 famílias acampadas na área remanescente do Sítio Boa Vista estão novamente sob ameaça de despejo. Na terça-feira (23/08) as famílias realizaram uma manifestação pacífica com o objetivo de que o governo atenda a reivindicação que as terras públicas federais e estaduais da região sejam destinada a Reforma Agrária. 

As barricadas erguidas pelos acampados impediu o despejo das famílias e obrigou a PM a ampliar o prazo para cumprimento da reintegração de posse. Ontem, após uma nova conversa com o comando da PM foi dado até o dia de hoje para que as famílias deixem o local “pacificamente”.

Estamos em reunião com o assessor do INCRA nacional, Luciano Brunet,  para expormos a situação das terras públicas federais no estado de São Paulo. 

Agradecemos a todos o apoio recebido durante estes 20 dias de ocupação e solicitamos que enviem com urgência mensagens cobrando das autoridades que se posicionem diante da situação!

- INCRA Nacional
Telefone: (61) 3411-7474
E-mail: presidencia@incra.gov.br

- INCRA São Paulo
Superintendente Substituto: Jane Mara de Almeida Guilhen
Telefones:(11)3825-3817 / 3233 / Fax: (11) 3823 8562
faleconosco@spo.incra.gov.br

- ITESP
Marco Aurélio Pilla Souza - Diretor Executivo      
diretorexecutivo@itesp.sp.gov.br

- Assessoria de Mediação de Conflitos Fundiários - Marco Antonio Silva: conflitos@itesp.sp.gov.br

=========================================
SECRETARIA REGIONAL CAMPINAS - MST
Correio Eletrônico: campinasmst@gmail.com
Página: www.mst.org.br
REFORMA AGRÁRIA: Por Justiça Social e Soberania Popular!!!


Um dedo de prosa 2: Josefa, Mazé e Larissa, 3 gerações na ocupação do MST em Americana/SP

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um dedo de prosa com Seu Pedro, acampado do MST em Americana


O vídeo acima é um "dedo de prosa" com Seu Pedro, um dos mais de mil acampados na ocupação do MST em Americana/SP que teve início no dia 06 de agosto de 2011. Seu Pedro fala de sua origem, da dificuldade da vida na cidade e 
de seu desejo de ter uma terra e plantar. 

As terras ocupadas por Seu Pedro e mais de 600 famílias em Americana pertencem ao governo federal e foram ilegalmente invadidas pela usina Ester para o plantio da monocultura da cana. O acampamento está constantemente sobre ameaça de despejo. Nem o INCRA, nem o ITESP, ou qualquer órgão do governo se manifestou até agora em defesa do direito dos sem-terra. 

REFORMA AGRÁRIA JÁ!!!

DESPEJO É ADIADO E FAMÍLIAS AGUARDAM SOLUÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS


DESPEJO É ADIADO E FAMÍLIAS AGUARDAM SOLUÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

23-08-2011 
MST - Regional Campinas - Setor de Comunicação
foto de Natasha Mota
Após 18 dias as 600 famílias do MST acampadas no Sítio Boa Vista em Americana-SP aguardam o pronunciamento das autoridades sobre a reivindicação de seu assentamento na região. A área ocupada pertence ao INSS, é portanto uma área federal devoluta da qual é proibido por lei se obter a posse e foi invadida e é utilizada ilegalmente pela Usina para a monocultura de cana de açúcar. Quem já visitou a região conhece o mar de cana cultivado pela Usina Ester que, além de degradar o meio ambiente, usurpa terras públicas federais, estaduais e municipais. 

Até o momento nem o INCRA, nem o ITESP ou qualquer outro órgão público se manifestou sobre a situação dessas famílias.Hoje pela manhã, sob ameaça de despejo, as famílias realizaram uma manifestação pacífica exigindo que esses órgãos se dirijam à ocupação ou ao menos se manifestem sobre o caso. A PM dialogou com os ocupantes e definiu que iria oficialmente adiar o despejo por dois dias. As famílias não tem para onde ir e necessitam de terra para viver e plantar. Estima-se que há mais de 4000 hectares de terras públicas nessa região usurpadas pela Usina Ester. Só depende da ação dos governos para que as 600 famílias sejam assentadas. 

Agradecemos a todos os apoios que recebemos até o momento e pedimos a todos e todas que permaneçam em alerta.
Até o momento mais de 150 intelectuais assinaram um manifesto em defesa da ocupação. Veja o manifesto em anexo e se desejar assinar mande um email para campinasmst@gmail.com com seu nome completo e instituição em que estuda/trabalha. 


Reforma Agrária JÁ!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Alerta: Acampamento em Americana é ameaçado de despejo!

Alerta: Acampamento em Americana é ameaçado de despejo!

22/08/2011 - Setor de Comunicação do MST - Regional Campinas
Fotos de Natasha Motta e João Zinclar
As mais de 600 famílias acampadas estão sob ameaça de despejo para esta terça-feira. O sítio Boa Vista pertence ao INSS e está sob posse da Usina. O uso de terras públicas por uma empresa privada é uma prática ilegal. Apesar disso, a justiça escolheu defender a usina ao invés dos trabalhadores rurais.
As famílias reivindicam que a área seja destinada para a Reforma Agraria. Que ao invés de cana, a terra produza alimentos para a população da cidade e assim cumpra a sua função social. Além disso, a liminar que concede a reintegração da posse à Usina possui inúmeras irregularidade tais como o nome de uma fazenda que não estamos ocupando. Somos trabalhadores com nossos filhos e o sonho de uma vida digna. Não temos como resistir ao aparato policial, porém não temos para onde ir!
Exigimos uma solução do INCRA e dos órgãos do Estado que são responsáveis por essa questão.
Alertamos a todos e pedimos aos que se solidarizam com a reforma agraria e com a luta dos trabalhadores para estar conosco na terça-feira! Todo apoio é necessário. Continuaremos em Luta, mobilizados e organizados até que seja destinada a terra para quem nela trabalha!!!
Reforma Agraria, na Lei ou na Marra”

Contato:
Luciana – (019)9218-8574
Rodrigo – (019)8162-8369
Ana – (019) 8338-8077

=========================================
SECRETARIA REGIONAL CAMPINAS - MST
Correio Eletrônico: campinasmst@gmail.com
Página: www.mst.org.br
REFORMA AGRÁRIA: Por Justiça Social e Soberania Popular!!!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ACAMPAMENTO DE AMERICANA É AMEAÇADO DE DESPEJO

Acampamento é ameaçado de despejo e MST reivindica área para alocar as 600 famílias acampadas
18/08/2011  -  MST - Regional Campinas
Fotos de Lívia Moraes
Após 12 dias da ocupação de terras por mais de 600 famílias do MST, ao fim do dia de ontem (quarta-feira – 17-08), o desembargador Manuel Matheus Fontes negou o pedido de suspensão da liminar de despejo emitido pelos advogados do movimento. As famílias estão acampadas em uma área pública federal, remanescente do sítio Boa Vista, que já teve parte destinada à Reforma Agrária com a regularização do Assentamento Milton Santos em 2006. O pedido foi negado apesar de terem sido apresentados vários documentos, inclusive mapas, que comprovam a ocupação ilegal da área pela Usina. Segundo a lei é proibida a detenção de posse de áreas públicas federais.
Portanto, as famílias estão apreensivas com a possibilidade de serem despejadas pela polícia militar, pois a maioria não tem para onde ir. Hoje pela manhã em reunião convocada pela Polícia Militar no batalhão em Americana fomos informados que o prazo para saída é até segunda-feira à meia-noite. Somos um movimento pacífico e não pretendemos resistir à força policial, contudo é necessário que o poder público encontre uma saída para que as famílias acampadas sejam alocadas na região. Próximo à ocupação existem áreas federal, estadual e municipal, portanto, é necessário que essas instâncias públicas se pronunciem para que uma saída seja encontrada para os trabalhadores e trabalhadoras que não tem terra para viver e plantar. O INCRA está informado da ocupação, mas em nenhum momento seus técnicos foram até o local.
Pedimos a todos os aliados e todos aqueles que apoiam a luta pela Reforma Agrária que fiquem alerta, nos enviem manifestações de apoio e visitem o acampamento de forma a evitar qualquer tipo de violência contra as famílias. 
Convidamos os apoiadores para uma reunião na ocupação amanhã (sexta - 19-08) às 9 hs.
No próximo sábado, 20-08, haverá o “Festival da Luta pela Terra” com uma intensa programação de atividades religiosas, políticas e culturais na ocupação. Pela manhã será realizada uma gincana e outras atividades de ciranda infantil com as cerca de 150 crianças sem terrinha. Na parte da tarde será realizado um Ato Ecumênico com a presença do Padre João Carlos da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e outros pastores e religiosos. E durante a noite teremos uma noite cultural com fogueira, quentão e a participação de diversos grupos culturais e artísticos. Todos os apoiadores e aliados estão convidados! Venha lutar conosco!
No domingo 21-08 acampados e assentados da região irão participar em conjunto com a Pastoral da Terra da 13ª Romaria das Terras e Águas de São Paulo que ocorrerá em Santo Antônio da Posse. Haverá uma caminhada por justiça social e ambiental. A Romaria tem o objetivo de denunciar a contaminação dessa região por resíduos industriais despejados por mais de 60 multinacionais que estão destruindo o meio ambiente e causando doenças e até mesmo mortes em meio à população local. “Um grito de dor, um clamor por justiça.”
Continuaremos organizados e mobilizados denunciando a utilização ilegal das terras públicas pela Usina Ester!

Na Greve, na Rua e na Ocupação: construindo aliança pra fazer revolução!
Terra para quem nela trabalha!
Reforma Agrária: na lei ou na marra!

Oração


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quadrinho do Rafael Campos Rocha

Esse quadrinho faz parte do zine do Rafael Campos Rocha "O PODER DO PENSAMENTO NEGATIVO". Pra receber esse zine é so mandar um e-mail pararafaelcamposrocha@gmail.comO blog dele é http://rafaelcamposrocha.blogspot.com/ A Miséria também já homenageou Boris Casoy em 3 ocasiões AQUI, AQUI e AQUI.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ocupação em Americana

Leia AQUI matéria do Passapalavra sobre a ocupação do MST na terra do INSS invadida irregularmente pela Usina Esther.

Nota de apoio do Movimento dos Sem Teto a ocupação do MST em Americana

O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) declara seu total apoio à ocupação do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em Americana (SP). Além disso, repudiamos qualquer tipo de repressão e criminalização sobre as centenas de lutadores que ocupam a área reivindicando nada mais que seus direitos.
É necessário lutar mais do que nunca, em tempos de crise e de ataques diretos a conquistas históricas na luta dos trabalhadores brasileiros!
MTST! A LUTA É PRA VALER!

leia mais no site do MTST www.mtst.org

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Luta pela Terra

Charges de Latuff e Coletivo Miséria:











segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MST ocupa terra grilada pela Usina Ester em Americana-SP


250 famílias reivindicam terra do INSS utilizada ilegalmente pela usina

Terra para produzir alimentos é uma das reivindicações dos Trabalhadores Sem Terra. Pela manhã deste sábado (06/08), 250 famílias ocuparam o Sítio Boa Vista que tem cerca de 80 hectares. A área pertence ao INSS e está localizada na região do Salto Grande no município de Americana-SP, próximo ao Sobrado Velho. As famílias reivindicam que essas terras públicas se tornem um assentamento de reforma agrária.

Já há três anos parte destes trabalhadores estão vivendo em barracos de lona, lutando por um pedaço de terra para sobreviver. Várias ocupações foram feitas na região e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) se nega a assentar as famílias. 

Já há alguns anos a Usina invadiu áreas nessa região para o monocultivo da cana-de-açúcar. A monocultura da cana degrada a natureza com o esgotamento das riquezas minerais do solo e o uso intensivo de agrotóxicos. Constatamos que a Usina grila mais de 4.000 hectares de terras públicas dos governos municipal, estadual e federal. 


A área é próxima ao assentamento Milton Santos, onde estão assentadas 75 famílias atualmente. Desde 2002 o MST ocupa e denuncia o uso indevido da terra pela Usina Ester, área essa que é do INSS. Na última ocupação, feita na mesma área, as famílias sofreram um despejo violento pela Policia Militar de Americana. Esse despejo foi realizado sem uma liminar da justiça o que deixa claro que a PM executou uma ordem da Usina Ester.

Agora, mais uma vez, os usineiros, através da polícia militar, tentaram retirar as famílias por meio de uma liminar já vencida de dois anos atrás. Mas a resistência dos trabalhadores impediu a ação ilegal da polícia neste sábado.
O acampamento tem se ampliado com vinda de novas famílias. Elas permanecerão na área até que os órgãos responsáveis atendam todas as suas reivindicações.
Nesta segunda-feira (08/08), às 8 horas da manhã, haverá um ato político em defesa da reforma agrária na área de ocupação. Todos os companheiros e companheiras que apoiam essa luta estão convidados a participar desse ato junto com as famílias acampadas.

Terra para quem nela trabalha!
A terra é do povo!
Viva a Reforma Agrária!
MST – Regional Campinas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

LUTA POR MORADIA: DESOCUPAÇÃO NA ALAMEDA NOTHMANN, 280, SÃO PAULO


Durante a semana de ocupação da FUNARTE, na mesma rua a PM efetuou um despejo. 
FAMÍLIAS AINDA CONTINUAM NA RUA SEM APOIO DA PREFEITURA DESDE SEXTA-FEIRA. 29 DE JULHO.
 HOJE ESTA UM FRIO TERRÍVEL NA CIDADE DE SÃO PAULO...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O DIA EM QUE O MORRO DESCER E NÃO FOR CARNAVAL


O dia em que o morro descer e não for carnaval 
ninguém vai ficar pra assistir o desfile final 
na entrada rajada de fogos pra quem nunca viu 
vai ser de escopeta, metralha, granada e fuzil 
(é a guerra civil) 
No dia em que o morro descer e não for carnaval 
não vai nem dar tempo de ter o ensaio geral 
e cada uma ala da escola será uma quadrilha 
a evolução já vai ser de guerrilha 
e a alegoria um tremendo arsenal 
o tema do enredo vai ser a cidade partida 
no dia em que o couro comer na avenida 
se o morro descer e não for carnaval 
O povo virá de cortiço, alagado e favela 
mostrando a miséria sobre a passarela 
sem a fantasia que sai no jornal 
vai ser uma única escola, uma só bateria 
quem vai ser jurado? Ninguém gostaria 
que desfile assim não vai ter nada igual 
Não tem órgão oficial, nem governo, nem Liga 
nem autoridade que compre essa briga 
ninguém sabe a força desse pessoal 
melhor é o Poder devolver à esse povo a alegria 
senão todo mundo vai sambar no dia 
em que o morro descer e não for carnaval


(Wilson das Neves / Paulo César Pinheiro)