domingo, 5 de dezembro de 2010

Os Judeus, o Sionismo, a Palestina

charge do Alan Sieber


"É do conhecimento geral que os judeus foram vítimas de grandes perseguições e que o nazismo fez do anti-semitismo um dos seus eixos principais. Desde o primeiro dia o regime de Hitler perseguiu os judeus e durante a segunda guerra mundial pretendeu exterminá-los. É também amplamente conhecido o tratamento que o Estado de Israel inflige aos palestinianos, espoliando-os e impondo-lhes um sistema de terror que ultrapassa tudo o que os racistas sul-africanos conseguiram fazer no tempo do apartheid. Ora, entre estes dois factos, os judeus como vítimas e Israel como agressor, não existe uma contradição mas, pelo contrário, um nexo lógico"

pichação num muro do distrito de Barão Geraldo em Campinas (foto de Ricardo Flóqui)


"Antes de mais, convém distinguir judeus e movimento sionista. Os judeus são um povo, definido por um conjunto de tradições e hábitos culturais em que a religião é uma parte componente, embora não indispensável. O sionismo é um movimento político que se propôs formar uma nação a partir do povo judaico, disperso desde há muitos séculos no seio de outras sociedades; o objectivo do sionismo era separar os judeus das sociedades onde viviam e conduzir uma corrente migratória para a Palestina, acabando por fundar o Estado de Israel."

Charges do latuff

"figuras eminentes do sionismo germânico expressaram publicamente a opinião de que a chegada de Hitler ao poder era proveitosa para os judeus porque comprometia definitivamente os assimilacionistas(judeus que não queriam formar uma nação na palestina), obrigava todos os judeus a juntarem-se numa entidade única e reforçava a noção de identidade racial do judaísmo"




Os trechos intercalados entre as charges e as fotos foram tirados do texto De perseguidos a perseguidores: a lição do sionismo, de João Bernardo, que saiu no site passapalavra.info.
Esse texto mostra a colaboração dos sionistas com nazismo na Alemanha e o fascismo na Itália.
Para ler na íntegra entre aqui

Um livro muito bom sobre o assunto é "Palestinos: Judeus da Terceira Guerra Mundial", de Fausto Wolff.

2 comentários: