terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Trabalho


“Nossa vida é o assassinato pelo trabalho, durante sessenta anos ficamos enforcados e estrebuchando na corda, mas não a cortamos.”  (Georg Büchner – A Morte de Danton, 1835).


“O ‘trabalho’ é, em sua essência, a atividade não livre, não humana, não social, determinada pela propriedade privada e que cria a propriedade privada. A superação da propriedade privada se efetivará somente quando ela for concebida como superação do ‘trabalho’.” (Karl Marx – Sobre o livro “O sistema Nacional da economia política” de Friedrich List, 1845)




"Liberdade quer dizer não se deixar embutir pelo mercado, nem se deixar administrar pelo Estado, mas organizar as relações sociais sob direção própria – sem a interferência de aparelhos alienados. Neste sentido, interessa aos inimigos do trabalho encontrar novas formas de movimentos sociais e ocupar pontos estratégicos para a reprodução da vida, para além do trabalho. Trata-se de juntar as formas de uma práxis de oposição social, com a recusa ofensiva do trabalho. 
Os poderes dominantes podem declarar-nos loucos porque arriscamos a ruptura com seu sistema coercitivo irracional. Não temos nada a perder senão a perspectiva da catástrofe para a qual eles nos conduzem. Temos a ganhar um mundo além do trabalho.

Proletários de todo mundo, ponham fim nisso!" 
(Manifesto contra o trabalho, do grupo Krisis)


(quadrinhos de Miséria, André Dahmer e Laerte)
(para ler o Manifesto Contra o Trabalho entre AQUI)

Um comentário:

  1. A filosofia da Miséria não é a "Filosofia Da Miséria".

    O trabalho da Miséria é expressar a Miséria do Trabalho.

    Repito, ponhamos fim nisso que nos finda!

    ResponderExcluir