sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Estamira se foi

Acabei de ler no blog do Coletivo Krisis um artigo sobre a morte da Estamira. Eu vi o filme sobre ela na Casa do Lago - local que exibe filmes gratuitos na UNICAMP*. Quando vi o filme me impressionei com a lucidez da mulher. Me fez refletir sobre muita coisa pra além do meu umbigo. Um tipo de pessoa muito rara foi Estamira. O mais brochante foi que depois da exibição do filme foi um psiquiatra analisar o "caso" da Estamira. Quando no início da palestra ele enquadrou a Estamira como portadora de um tipo de síndrome - que, claro, nem lembro o nome - me levantei e fui embora. Sensibilidade zero do cara em relação à vida e às reflexões da Estamira. Se é diferente de mim e dos meus, logo possui a síndrome de não-sei-o-que-lá. É a psicologia policial, como disse o camarada Sergio Silva**.  Normais são os que acordam todos os dias cedo, trabalham o dia inteiro e voltam pra casa com a sensação do dever cumprido. Normais são os querem subir na vida e estão pagando a prestação do seu carro novo (ou velho, que seja). Normais são os que fabricam bombas atômicas. A Estamira é louca.
 foto de Estamira que gostaria que fosse um desenho mas eu não sei desenhar como o Batata

*Universidade Estadual de Campinas - fábrica de alunos Zé Bundinhas e burocratas tristes, apesar de ter gente lá dentro remando contra isso.
**que inclusive já fez uma aula discutindo os conceitos criados pela Estamira.

(texto de João da Silva. Colaboraram - sem saber - Batata, Belchior, Natasha, Tessy, Ju Carlos, Sir Corugerson, Sergio Silva, Figuras e Lúcio)

Um comentário: