quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Arte na Época do Embabaqueamento Técnico

                                                                                                                                      (foto: Ali Kamel)

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/festival-de-linguagem-eletronica-reune-obras-interativas-em-sao-paulo/1569780/

A Arte, como é bonito ver o sorriso das pessoas ao ter ao alcance de seus dedos experiências lúdicas livres com o que há de mais avançado no desenvolvimento técnico da produção artística. Mas o que o O Jornal Nacional não coloca em pauta é a quantidade de artistas que ocupam as ruas de todas as cidades do Brasil, divulgando manifestações livres de arte, de opinião, de discussão, de pensamento, e são reprimidos pela polícia ou pelos agentes das Secretarias de Cultura, ou seria Controle de Cultura (?), por estarem vendendo ilegalmente suas obras... Manguear é a atividade de artistas que ocupam as ruas, as praças, sinaleiros, com seus zines, seus malabares, seus violões, seus narizes de palhaços, e fazem um momento lúdico e sensível dentro do caos urbano, eles tentam sobreviver disso porque não necessariamente acreditam nas formas de trabalho que o Jornal Nacional e a grande mídia impõem as nossas cabeças, eles não acreditam também na necessidade do consumo desenfreado que desfila nos comerciais do Jornal Nacional... eles mangueiam para comer, para se expressar, para viver de maneira menos filha-da-puta...

Mas o Jornal Nacional e a Polícia, e as vezes o cidadão de um país democrático acreditam só nas definições do dicionário: "1. Manguear (verbo): 

Significado: Fazer bagunça, desordem. Promover bagunça, confusão; abagunçar.
Exemplo: Como ele pôde vir aqui, mexer nas minhas coisas e manguear todos os meus processos?"


Espetáculo Democrático, a arte na época do "embabaqueamento"* técnico... Obrigado Ali Kamel!

* tornar babaca.

Um comentário:

  1. [tio.taz] decerto a arte de rua para eles é um quadro de um pintor caríssimo (e portanto, famoso) retratando... uma rua.

    Parabéns Ali Kamel, o maior formador de opinião do país, cujo nome as pessoas vêem todo dia no jornal nacional e... não sabem se é uma pessoa, um cigarro, um codigo, ou um animal. quem aceitar ganha um bis.

    ResponderExcluir