sexta-feira, 29 de julho de 2011

LUTA POR MORADIA NO CAMPO BELO CAMPINAS-SP


"O Movimento das Fábricas Ocupadas esteve presente numa importante luta por moradia que aconteceu na cidade de Campinas - SP. Cerca de 800 famílias ocuparam há 40 dias atrás um latifúndio urbano-rural que estava abandonado há anos. A carência de habitação naquela região é muito alta. E os moradores locais por conta própria, sem ligação com nenhum Movimento Popular ocuparam a terra. Mas logo saiu a ordem de despejo, e as famílias ficaram desesperadas sem ter o que fazer, afinal, muita gente estava de "mala e tudo" no acampamento, inclusive muitos dos moradores da ocupação já haviam construído casas de alvenaria, morando definitivo.
Foi aí que o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto recebeu um pedido de apoio e logo chamou o MST, Fábrica Ocupada Flaskô, o MTD também compareceu pra prestar apoio. Todos estavam presentes no dia do despejo, chegaram lá na ocupação por volta das 4:00 hs da manhã, e a polícia já estava lá, dentro do acampamento. Não teve jeito, com um efetivo com cerca de 500 policiais militares, que iniciaram a operação de despejo às 3:30 da manhã, sem o mandato judicial, iniciaram ainda a noite, metendo o pé na porta dos barracos, sem o oficial de justiça, sem diálogo com os moradores, sem negociação, sem deixar as famílias tirar seus pertences, foi pesado, truculento e sem compaixão nenhuma. Fizeram da forma mais humilhante possível. Totalmente fora da lei.
Mas pagaram alto por isso, os moradores decidiram reagir, lutar em defesa da sua necessidade de moradia. E aí foi bonito de vê, uma barricada paralisou o transito da rodovia Campinas Indaiatuba, e mais bonito ainda foi vê o povo em peso sendo solidário com a causa. Imaginem a população de um bairro inteiro revoltado com o tratamento que o poder público teve nessa situação. Não teve tropa de choque que intimidasse esse povo, que botou "osome" pra correr, recuar. Muita gente, muita gente.
Na TV FLASKÔ, publicamos um documentário produzido com fotografias que mostram da truculência da polícia militar à sensacional reação do povo (vídeo acima).

Mas essa luta não parou por aí, o povo não poderia ficar sem continuar essa luta, muita gente realmente não tinha pra onde ir, então após algumas assembleias a população decidir ir mais uma vez pro arrebento. Cerca de 200 pessoas se dirigiram a Secretaria de Habitação em uma manifestação pacífica exigindo da prefeitura a solução pra falta de moradia naquela região. E após a pressão popular, algumas poucas conquistas foram arrancadas da secretaria: bolsa aluguel pra muitas famílias, cadastramento de mil famílias pra iniciar um projeto de construção de casas populares, analisar as condições de ter áreas provisórias.
Mas a decisão do povo continuar a resistência e a organização pra realmente conquistar as moradias."

Nenhum comentário:

Postar um comentário