quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Famílias são despejadas em Americana e a Reforma Agrária segue paralisada!


Às 6h da manhã de terça (4/10) foi realizado o despejo das 300 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) acampadas na área grilada pela Usina Esther em Americana-SP. Estavam presentes a Tropa de Choque, o Águia da PM (helicóptero), a Polícia Civil e a Polícia Militar, mobilizando um efetivo de mais de 200 policiais.

As famílias que estavam acampadas na área do Sítio Boa Vista iniciaram sua luta há 2 meses denunciando a utilização ILEGAL de terras PÚBLICAS pela Usina Esther. O MST apresentou uma série de documentos (ver ANEXO) que confirmavam que aquela era uma área do Governo Federal. Mesmo assim, o juiz Marcelo da Cunha Bergo manteve sua decisão de reintegração de posse, passando por cima das declarações do Ouvidor Agrário Nacional Gercino José da Silva Filho e do Promotor de Justiça de Americana Ivan Carneiro Castanheiro, que afirmavam a insuficiência da documentação apresentada pela Usina. Mais uma vez o Poder Judiciário mostrou que está a serviço dos ricos e poderosos e que não está disposto a atender as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras.

Sob a ameaça de despejo, as famílias se retiraram da área no último domingo (2/10), erguendo um novo acampamento na beira da estrada em frente ao local. Esta é uma Estrada Intermunicipal, o que impossibilitaria que o despejo acontecesse com a mesma liminar apresentada pelo juiz. Contudo, a PM invadiu o local retirando as famílias sob extrema violência, prendendo um acampado e humilhando as famílias. A Polícia agiu com TRUCULÊNCIA, realizando uma reintegração ILEGAL e concedendo um tempo de 10 minutos (!!!) para que as famílias retirassem seus pertences dos barracos.

Mais uma vez a luta dos trabalhadores e trabalhadoras por um pedaço de terra foi tratada como um caso de Polícia, sob repressão extrema. Enquanto o Poder Judiciário permanece alinhado com os interesses da Usina, o órgão responsável pela realização da Reforma Agrária – o INCRA – sequer se pronuncia sobre a questão. Apesar das diversas reuniões já realizadas com o INCRA em âmbito Nacional e Estadual, a situação das 300 famílias permanece sem resolução.

Por conta disso, o MST continuará lutando com as famílias e exigindo um posicionamento do INCRA. Pedimos também aos aliados que contribuam com a continuidade desta luta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário