quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ocupação Dandara segue na luta, mas prefeitura continua sem atender reivindicações


As famílias da ocupação Dandara do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) acamparam durante 4 dias em frente à prefeitura de Hortolândia.  Exigiam da prefeitura que resolvesse o problema de moradia das 800 famílias do acampamento e dessem uma solução provisória em caso de despejo.
O prefeito recebeu as famílias no dia 26 de setembro. Nessa reunião o prefeito não atendeu nenhuma das reivindicações. Apenas disse que faria o cadastro das famílias. Também tentou negociar com cada família em particular, tentando tirar a legitimidade do movimento.
 
Faltam 20 mil moradias em Hortolândia
A prefeitura de Hortolândia construiu apenas 1000 casas no últimos 7 anos. Prometeu construir 7000 casas, mas não cumpriu.  “Se a prefeitura abandonou seu povo, nós do MTST continuaremos lutando. Até a vitória!”, disse o vídeo do movimento no site www.mtst.org

 
Prefeitura de Hortolândia mente e difama MTST
A prefeitura de Hortolândia usou dinheiro público para atacar e difamar o MTST. Fez um panfleto e distribuiu na cidade atacando o movimento. O panfleto dizia que a maioria das famílias do acampamento Dandara não é de Hortolândia. Mentira da prefeitura.

Panfleto da Prefeitura tenta enganar população de Hortolândia
O panfleto feito pela prefeitura de Hortolândia teve a intenção de jogar as famílias que estão no cadastro da prefeitura por moradia contra as famílias do MTST. Essa é uma mais uma tentativa do poder público de dividir as famílias e poder enrolar mais a entrega das casas. 
 
Movimento esclareceu população no ato do dia 4 de outubro
O MTST deixou claro que a prefeitura de Hortolândia rompeu com um acordo feito há mais de dois anos com 235 famílias de Hortolândia cadastradas, que estavam acampadas no Zumbi dos Palmares, em Sumaré. A prefeitura também enganou o movimento, pegando nome dos coordenadores e acampados e entregando para os proprietários, para mover processos.
“As famílias da ocupação Dandara não são vândalas, elas estão revoltadas pelo descaso por parte da prefeitura. O direito a moradia e a manifestação está na Constituição Brasileira, por isso continuaremos”, dizia um material entregue pelo movimento à população de Hortolândia.


MTST é um movimento nacional
O MTST é um movimento que existe em 7 estados do Brasil, mais o Distrito Federal. É um movimento sério, que luta por moradia há mais de dez anos, mas a prefeitura insiste em tratar as famílias como caso de polícia. Isso mostra claramente que o prefeito de Hortolândia está do lado dos engravatados, dos ricos, dos patrões, e não dos trabalhadores.

MTST realizou ato dia 4 na Câmara de Hortolândia
O MTST, após o ato realizado na câmara de Hortolândia na terça-feira, dia 4 de outubro, conseguiu uma reunião entre CDHU e MTST. No documento apresentado estava o compromisso do CDHU de atender as demandas das famílias do movimento. Também conseguiu uma reunião entre a Secretária Nacional de Habitação Inês Magalhães e o prefeito de Hortolândia pra resolver a situação das famílias dos acampamentos Zumbi e Dandara.
 Matéria feita por Coletivo Miséria e MTST para o Jornal Atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário