sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ACAMPAMENTO DE AMERICANA É AMEAÇADO DE DESPEJO

Acampamento é ameaçado de despejo e MST reivindica área para alocar as 600 famílias acampadas
18/08/2011  -  MST - Regional Campinas
Fotos de Lívia Moraes
Após 12 dias da ocupação de terras por mais de 600 famílias do MST, ao fim do dia de ontem (quarta-feira – 17-08), o desembargador Manuel Matheus Fontes negou o pedido de suspensão da liminar de despejo emitido pelos advogados do movimento. As famílias estão acampadas em uma área pública federal, remanescente do sítio Boa Vista, que já teve parte destinada à Reforma Agrária com a regularização do Assentamento Milton Santos em 2006. O pedido foi negado apesar de terem sido apresentados vários documentos, inclusive mapas, que comprovam a ocupação ilegal da área pela Usina. Segundo a lei é proibida a detenção de posse de áreas públicas federais.
Portanto, as famílias estão apreensivas com a possibilidade de serem despejadas pela polícia militar, pois a maioria não tem para onde ir. Hoje pela manhã em reunião convocada pela Polícia Militar no batalhão em Americana fomos informados que o prazo para saída é até segunda-feira à meia-noite. Somos um movimento pacífico e não pretendemos resistir à força policial, contudo é necessário que o poder público encontre uma saída para que as famílias acampadas sejam alocadas na região. Próximo à ocupação existem áreas federal, estadual e municipal, portanto, é necessário que essas instâncias públicas se pronunciem para que uma saída seja encontrada para os trabalhadores e trabalhadoras que não tem terra para viver e plantar. O INCRA está informado da ocupação, mas em nenhum momento seus técnicos foram até o local.
Pedimos a todos os aliados e todos aqueles que apoiam a luta pela Reforma Agrária que fiquem alerta, nos enviem manifestações de apoio e visitem o acampamento de forma a evitar qualquer tipo de violência contra as famílias. 
Convidamos os apoiadores para uma reunião na ocupação amanhã (sexta - 19-08) às 9 hs.
No próximo sábado, 20-08, haverá o “Festival da Luta pela Terra” com uma intensa programação de atividades religiosas, políticas e culturais na ocupação. Pela manhã será realizada uma gincana e outras atividades de ciranda infantil com as cerca de 150 crianças sem terrinha. Na parte da tarde será realizado um Ato Ecumênico com a presença do Padre João Carlos da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e outros pastores e religiosos. E durante a noite teremos uma noite cultural com fogueira, quentão e a participação de diversos grupos culturais e artísticos. Todos os apoiadores e aliados estão convidados! Venha lutar conosco!
No domingo 21-08 acampados e assentados da região irão participar em conjunto com a Pastoral da Terra da 13ª Romaria das Terras e Águas de São Paulo que ocorrerá em Santo Antônio da Posse. Haverá uma caminhada por justiça social e ambiental. A Romaria tem o objetivo de denunciar a contaminação dessa região por resíduos industriais despejados por mais de 60 multinacionais que estão destruindo o meio ambiente e causando doenças e até mesmo mortes em meio à população local. “Um grito de dor, um clamor por justiça.”
Continuaremos organizados e mobilizados denunciando a utilização ilegal das terras públicas pela Usina Ester!

Na Greve, na Rua e na Ocupação: construindo aliança pra fazer revolução!
Terra para quem nela trabalha!
Reforma Agrária: na lei ou na marra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário