quarta-feira, 24 de agosto de 2011

DESPEJO É ADIADO E FAMÍLIAS AGUARDAM SOLUÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS


DESPEJO É ADIADO E FAMÍLIAS AGUARDAM SOLUÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

23-08-2011 
MST - Regional Campinas - Setor de Comunicação
foto de Natasha Mota
Após 18 dias as 600 famílias do MST acampadas no Sítio Boa Vista em Americana-SP aguardam o pronunciamento das autoridades sobre a reivindicação de seu assentamento na região. A área ocupada pertence ao INSS, é portanto uma área federal devoluta da qual é proibido por lei se obter a posse e foi invadida e é utilizada ilegalmente pela Usina para a monocultura de cana de açúcar. Quem já visitou a região conhece o mar de cana cultivado pela Usina Ester que, além de degradar o meio ambiente, usurpa terras públicas federais, estaduais e municipais. 

Até o momento nem o INCRA, nem o ITESP ou qualquer outro órgão público se manifestou sobre a situação dessas famílias.Hoje pela manhã, sob ameaça de despejo, as famílias realizaram uma manifestação pacífica exigindo que esses órgãos se dirijam à ocupação ou ao menos se manifestem sobre o caso. A PM dialogou com os ocupantes e definiu que iria oficialmente adiar o despejo por dois dias. As famílias não tem para onde ir e necessitam de terra para viver e plantar. Estima-se que há mais de 4000 hectares de terras públicas nessa região usurpadas pela Usina Ester. Só depende da ação dos governos para que as 600 famílias sejam assentadas. 

Agradecemos a todos os apoios que recebemos até o momento e pedimos a todos e todas que permaneçam em alerta.
Até o momento mais de 150 intelectuais assinaram um manifesto em defesa da ocupação. Veja o manifesto em anexo e se desejar assinar mande um email para campinasmst@gmail.com com seu nome completo e instituição em que estuda/trabalha. 


Reforma Agrária JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário