segunda-feira, 27 de junho de 2011

Caravana pra Brasília da Flaskô - saída segunda, dia 4 de julho, as 14h

Oito anos de muita luta para manter a Fábrica de pé, produzindo. Hoje não somente bombonas e tambores e sim, esporte, cultura, lazer, trabalho, formação, luta por moradia, luta por saúde e serviço público de qualidade, além de participar das lutas organizadas do movimento operário, estudantil, sindical, cultural, de comunicação popular, movimento de trabalhadores rurais e na luta internacional com centenas de fábricas ocupadas por toda América Latina.
Mas é preciso encontrar mecanismos que garantam o funcionamento da Flaskô e de todos os projetos dentro da fábrica, a reivindicação que está em pauta, é que a Flaskô seja decretada pública, que seja Estatizada, porém que continue sob controle democrático dos trabalhadores e da população. Uma fábrica gerida pelos trabalhadores e trabalhadoras pode ter muitas outras utilidades, principalmente quando existem espaços onde o povo usufrue, organizando diversas atividades, participando ativamente do dia a dia.
A situação que a fábrica se encontra hoje, com toda herança maldita deixada pelos bandidos dos patrões, é praticamente impossível manter qualquer empresa, milhões de reais em dívidas, sucateamento de todo parque fabril, sonegação dos direitos trabalhistas e impostos, milhares de processos tramitando na justiça, penhoras e mais penhoras inclusive até do faturamento da fábrica. Se passaram oito anos depois que os trabalhadores tomaram o controle da Flaskô, já passou da hora do Poder Público jogar a responsabilidade de todos os problemas causados pelos patrões nos próprios patrões e evitar o fechamento não só da Flaskô e sim todas as dezenas de fábrica que fecham suas portas quase que todos os dias aqui no Brasil.
Por isso é legitimo que os operários ocupem as fábricas, resistam e produzam sob seu próprio controle.
Dilma, os trabalhadores e trabalhadoras continuarão com mesma bandeira que levantaram no Governo Lula:
“FÁBRICA QUEBRADA É FÁBRICA QUE DEVE SER TOMADA PELOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS;
E FÁBRICA TOMADA DEVE SER ESTATIZADA SOB CONTROLE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS”.
Movimento das Fábricas Ocupadas do Brasil – Junho de 2011
Por: Fernando Martins

3 comentários:

  1. só uma pergunta: por estatizar, vcs querem dizer que a fábrica deve ser sutentada com recursos do erário público(impostos)? inacreditável..

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Edgar.

    O governo - via BNDES - sustenta Rede Globo(que deve bilhões e teve sua concessão renovada sem consulta pública, o que tá fora da lei), destina bilhões pra foder o meio ambiente com a Belo Monte, deu 10 bilhões pro Silvio Santos salvar seu banco e sua TV, deu mais bilhões pra fusão entre Sadia e Perdigão.

    A Flaskô quer garantir o emprego de seus trabalhadores e a manutenção de atividades de esporte e cultura em um bairro carente disso com uma verba bem menor(põe menor nisso!)da que é tirada de nossos impostos pra sustentar essas empresas. A Flaskô cumpre uma função social e fica refém do Estado - que não a reconhece e pode reprimi-la - e refém do mercado. A estatização é pra garantir que sua função social continue.

    O imposto que você paga, Edgar, sustenta o luxo de poucos capitalistas. Infelizmente.

    ResponderExcluir